A procuração pública é um documento que autoriza uma pessoa a representar legalmente outra em diversas situações do dia a dia. Esse documento é emitido em um Cartório de Notas ou no Consulado Brasileiro da sua região e, no momento do registro, é necessário apresentar um documento de identidade válido.
O RG (Registro Geral) e o Passaporte são válidos por 10 anos, e é fundamental que estejam dentro da validade ao realizar procurações públicas. Clique aqui e confira nosso guia para renovar o passaporte nos EUA.
Quando se trata do registro da procuração, a pessoa que está delegando poderes (o outorgante) deve apresentar um documento válido. É importante lembrar que o documento de identificação tem como objetivo confirmar que a pessoa que o está apresentando é realmente quem ela diz ser. Em muitos casos, a foto no documento pode não refletir mais a aparência atual, tornando-o inválido.
Portanto, esse é um dos motivos que ressalta a necessidade de renovar o RG e o passaporte a cada 10 anos, especialmente para atualizar a foto e garantir que o documento possa ser usado em novas solicitações de procuração.
Quando fazer uma procuração pública?
Existem diversas situações em que uma procuração pública pode ser necessária, como a representação perante instituições bancárias ou o INSS, a representação no casamento civil, a representação em transações de compra e venda (incluindo imóveis) e a representação em assuntos legais.
A validade da procuração pode ser determinada no momento do seu reconhecimento em cartório ou consulado. Caso não seja especificado um prazo de validade, ela não terá uma data de expiração. No entanto, alguns serviços, como o INSS e instituições bancárias, exigem a renovação do documento após um ano da sua emissão para garantir maior segurança na validação da procuração.
Posso usar um RG expirado?
O RG é um documento revestido de medidas de segurança que garantem sua integridade e veracidade. Quando ele está danificado, com a laminação comprometida ou em más condições, essas medidas de segurança deixam de existir. Isso significa que não é possível verificar a procedência e a autenticidade do documento nessas condições. Da mesma forma, se a foto não corresponder mais à aparência atual da pessoa, o documento pode ser recusado. Por isso, é necessário que o documento seja atualizado, no máximo, a cada 10 anos.
Recomenda-se que, sempre que perceber que o documento está desgastado, com a proteção danificada ou com uma foto desatualizada, você faça a renovação. Isso também se aplica a outros documentos, como passaporte, que têm uma data de expiração, CNH, entre outros, nos quais a regularização é necessária para que sejam válidos. Dessa forma, quando precisar de um serviço que exija sua identificação com qualquer um desses documentos, você terá todos eles válidos em mãos.
Se você precisa renovar algum documento ou tem dúvidas, não se preocupe. Entre em contato conosco aqui ou siga nosso Instagram!
E se você precisa fazer uma procuração, conte conosco para ajudar! Temos uma Consultora especializada no assunto que pode esclarecer todas as suas dúvidas!







